domingo, outubro 12, 2008

Combate aos incêndios no "Falar global"


Image Hosted by ImageShack
Logo da SIC

A temática das novas tecnologias do combate aos incêndios foi abordada no programa "Falar global" transmitido na SIC-Notícias e que será repetido durante os próximos dias.

Foi convidado desta edição o professor Domingos Xavier Viegas, especialista nesta área e que tem vindo a desenvolver um importante trabalho que visa a compreensão do comportamento do fogo e formas de proteger os bombeiros no combate aos incêndios através de formação que lhes permita antecipar situações de maior risco.

No "site" da SIC poderá ser consultado o horário de retransmissão deste programa onde questões relacionadas com as novas tecnologias, incluindo sistemas de controle e geo-referenciação são exploradas e analisadas, esperando-se que este fique brevemente disponível "on-line".

Foi gratificante ouvir da parte de um especialista reconhecido a importancia da tecnologia no combate aos fogos e a necessidade bem como o perigo de deslumbramentos por parte de quem pensa que esta pode substituir a acção humana e a formação especializada.

Recomendamos aos interessados pela temática dos incêndios florestais que vejam esta edição do "Falar global", onde Xavier Viegas analisa e transmite a sua própria opinião sobre diversos temas que têm sido apresentados neste "blog".

Sem comentários: