sábado, outubro 11, 2008

Geode localiza em tempo real sobre o Google Maps - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Localização via WiFi sobre o Google Maps

A próxima versão do Mozilla Firefox, a 3.1, vai incluir o Geode, um sistema de geolocalização semelhante ao Loki e que se baseia igualmente na tecnologia Skyhook, que permite localizar os utilizadores num mapa do Google em tempo real.

A tecnologia do Skyhook usa um sistema de triangulação com base nos sinais de WiFi, apresentando resultados em perto de um segundo e com uma precisão que vai até aos 20 metros, o que, comparando com o GPS, que pode precisar de 30 a 40 segundos para adquirir o sinal de satélite mas oferece uma margem de erro inferior, demonstra esta ser uma solução competitiva e adequada à maioria dos utilizadores.

As configurações do programa permitem ao utilizador selecionar o nível de privacidade do sinal a partilhar com outros cibernautas, escolhendo desde a posição exacta, dentro da margem de erro prevista, até uma área geográfica como um bairro ou uma cidade, ou desligar os sistema, não passando qualquer informação geográfica para o exterior.

Usando o Google Maps e o Geode, o utilizador tem um sistema de orientação interactivo que também permite descobrir os pontos de interesse referênciados nos mapas, sendo uma opção interessante para os centros urbanos, mas que não substitui o GPS em locais mais remotos onde não há triangulação possível ou mesmo sinal de WiFi.

É possível obter uma cópia de teste deste producto, que pode ser instalado numa versão actual do Firefox, sendo de prever que os resultados sejam muito semelhantes aos obtidos com o Loki, que se baseia nos mesmos princípios de funcionamento e apresentamos em textos que publicamos no passado.

1 comentário:

Conceição disse...

já viram o Filme "olhos de lince"?...

http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/L0004954.html?area=Cinema&tabela=salas&genero=&datas=&dia=&mes=&ano=&numero_resultados=

se valer a pena digam.