quarta-feira, outubro 08, 2008

Microsoft prolonga em mais seis meses a vida ao XP


Image Hosted by ImageShack
Embalagem do Windows XP em versão educacional

A Microsoft adiou, mais uma vez, o fim do Windows XP, dando a possibilidade aos fabricantes de vender computadores com este sistema operativo durante mais seis meses do que o previsto.

O fim oficial do XP estava previsto para o próximo dia 31 de Janeiro, mas a Microsoft adiou para 31 de Julho de 2009, indo assim ao encontro da vontade de fabricantes e utilizadores, muitos dos quais não pretendem migrar para o Vista, seja devido a requesitos em termos de "hardware", seja porque possuem aplicações não compatíveis com a nova plataforma.

Desta forma, os equipamentos podem continuar a ser vendidos com o XP pré-instalado ou em CD e com o devido licenciamento, mesmo que em opção relativamente ao Vista, de modo a que seja o cliente ou utilizador a escolher o sistema operativo a utilizar.

Apesar de até à data já terem sido vendidas 180.000.000 de cópias do Vista desde o seu lançamento, o facto é que estas incluem sobretudo equipamentos novos e não migrações ou "upgrades", sendo que a nível de muitas instituições a transição continua a ser adiada, eventualmente na perspectiva de saltar por cima do Vista e instalar directamente o futuro Windows 7.

Ao manter o XP, a Microsoft toma uma opção inevitável face à pressão de fabricantes e clientes institucionais, evitando um potencial conflito e assumindo que o exito do Vista não corresponde às expectativas iniciais, sobretudo a nível do complexo mercado profissional onde o custo de migração das plataformas aplicacionais tem implicações no próprio desempenho das empresas.

Sem comentários: