quinta-feira, outubro 09, 2008

Gmail: Se beber não envie mensagens


Image Hosted by ImageShack
Écran de configuração do Gmail

Uma nova ferramenta em implementação no sistema de correio electrónico do Google, o Gmail, tem como objectivo evitar que utilizadores, sob o efeito do álcool, enviem mensagens das quais se venham a arrepender.

O método usado por esta ferramente é o de obrigar o utilizador a efectuar algumas operações matemáticas, com diferentes graus de dificuldade, num dado espaço de tempo, antes de o sistema enviar a mensagem.

É possível parametrizar os dias e as horas em que este filtro estará activo, de modo a que coincida com os períodos de maior risco, estando o processo de implementação em curso, pelo que existem utilizadores que só dentro de alguns dias poderão aceder a esta ferramenta.

Falta, naturalmente, saber qual o efeito desta ferramenta num País onde as capacidades para o cálculo matemático de grande parte da sua população, mesmo quando sóbria, facilmente podem bloquear o envio de correio electrónico sempre que a filtragem esteja activa, razão pela qual considerariamos como mais adequada um teste aos reflexos, perseguindo um ponto no écran, ou efectuando um conjunto de traços unindo diversos pontos do que a solução agora escolhida.

Sem comentários: