domingo, outubro 05, 2008

Enforcamento é o método de suicídio mais usado na Europa - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O enforcamento é o método de suicídio mais usado

Um estudo recente, realizado durante este ano em 16 países europeus, revela que o enforcamento é o método de suicídio mais utilizado, sendo a escolha de quase metade dos suicidas, verificando-se uma maior incidência junto dos homens do que das mulheres.

Esta tendência europeia, que aponta para um total de 54.3% de suicídios por enforcamente entre os homens e de 35.6% entre as mulheres é seguido de perto pela realidade nacional, com 52.3% e 32.5% respectivamente, segundo dados do estudo "Métodos de Suicídio na Europa", que decorreu nos países que compõem a Aliança Europeia contra a Depressão.

Apenas na Suíça o método de suicídio principal é o recurso a armas de fogo, facto compreensível dada a existência destas em grande parte dos lares, como consequência da estrutura militar helvética que implica que cada cidadão, como militar na reserva, tenha à sua guarda o respectivo armamento e uma reserva de munições.

O caso suiço encontra paralelo dentro das forças de segurança, onde só este ano, durante o qual se tem verificado um número particularmente alto de suicídios, com um total de onze até agora, dos quais quatro recebiam acompanhamento psicológico, verificando-se que o método escolhido foi, preferencialmente, o recurso a arma de fogo, dada a eficácia, rapidez, ausência de sofrimento e, por razões profissionais, disponibilidade imediata e facilidade no uso.

Nos outros países europeus o recurso a armas de fogo surge em segundo lugar entre os homens para o suicídio, enquanto as mulheres escolhem, após o enforcamento, a ingestão de medicamentos, sendo excepção Portugal, onde este método é substituido pelo afogamento.

Mais uma vez, a existência de meios, como, no caso nacional, de uma grande orla marítima, acaba por ser determinante na escolha do método de suicídio, que incluem também o envenenamento, o salto a partir de pontos altos ou o atropelamento intencional.

Sem comentários: