segunda-feira, outubro 06, 2008

Incêndios continuam em Bragança e Vila Real


Image Hosted by Imageshack
Heli no combate a um fogo florestal


Neste domingo os fogos voltaram ao distrito de Bragança, com um incêndio a consumir uma área na localidade de Aveleda, no interior do Parque Natural de Montesinho, que chegou a ter três frentes activas.

Este incêndio, já circunscrito, foi combatido por 22 bombeiros, apoiados por cinco veículos, dois helicópteros espanhóis e um Kamov Ka-32.

Em Torres de Moncorvo, tambem no distrito de Bragança, outro fogo, que deflagrou pelas 12:00 era combatido por 46 bombeiros apoiados por 10 viaturas e por dois aviões bombardeiros pesados Canadair.

Finalmente, um incêndio que deflagrou cerca das 14:00 na localidade de Chão, concelho de Caminha, no distrito de Vila Real, era combatido por 19 bombeiros, apoiados por cinco veículos e outro helicóptero Kamov.

O recente número de ocorrências, que se verificou desde o início de Outubro, merece uma análise posterior, sobretudo se nos lembrarmos que durante o ano de 2007 foi após o termo da "Fase Charlie" que se verificaram os meses mais complicados, numa altura em que tal não seria de prever.

Este ano, aparentemente, podemos estar diante de uma situação semelhante à do ano passado, pelo que se deve estudar o modelo climático e a sua evolução, no sentido de equacionar alterações de calendarização que adaptem o dispositivo a uma nova realidade que hoje começa a ser evidente.

Sem comentários: