quinta-feira, outubro 16, 2008

Direcção assistida no Land Rover Série 3 - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Esquema direcção no Land Rover Série 3

Há muito que pretendiamos dispor de direcção assistida no nosso Série 3, tendo finalmente instalado uma, presumivelmente proveniente de um Santana, cuja configuração e igual às de origem Land Rover.

Quem conduz um Série sabe que certas manobras, nomeadamente as de estacionamento, se podem tornar complicadas ou algo cansativas recorrendo unicamente ao sistema convencional, pelo que este melhoramento foi o primeiro de uma lista onde consta o "overdrive" ou a modificação da suspensão no sentido de colocar molas parabólicas.

É possível adaptar diversos modelos de direcção assistida, ou adquirí-las novas, mas o preço tende a ser proibitivo, ficando acima do milhar de euros, a que acresce o transporte e a instalação, podendo a aventura ficar facilmente pelos 1.500 euros.

O modelo que instalamos foi adquirido em segunda mão por 300 euros, um valor bastante aceitável há alguns anos, mas que hoje está completamente ultrapassado, sendo de prever perto dos 500 euros para adquirir uma direcção assistida idêntica proveniente de um Santana e de configuração semelhante à que apresentamos num texto anterior.

Estes textos destinam-se, essencialmente a apresentar fotografias da direcção assistida, de modo a que os nossos leitores, sobretudo os proprietários dos Série, encontrarem inspiração para seguir este exemplo.

Sem comentários: