quarta-feira, outubro 15, 2008

Lanterna de busca e localização Osram


Image Hosted by ImageShack
Lanterna de busca Osram

As lanternas de busca onde a lâmpada convencional é substituida ou complementada por um sistema de "leds" múltiplos de baixo consumo atingem neste momento preços módicos, pelo que a sua presença mesmo em veículos particulares, sobretudo naqueles que são pertença de quem trabalha na área do socorro, deve ser devidamente equacionada.

A partir desta 5ª feira, dia 16, vai estar à venda no Lidl por 17.99 euros, uma lanterna produzida pela Osram que usa uma lâmpada de halogéneo de 25 W, uma lâmpada de cátodos frios para iluminação em modo de baixo consumo e 8 "leds" brancos de alta visibilidade.

Está incluida uma bateria interna de 2.5 Ah, que permite usar a lanterna de forma autónoma, e transformadores para 6 volts que permitem a utilização e carga a partir da instalação eléctrica de um veículo, a 12 volts, ou em casa, ligando a uma ficha convencional.

Este tipo de lanterna, que poderá ser o modelo mencionado ou outro equivalente, com foco de longo alcance, é um meio útil para buscas e o sistema de baixo consumo permite manter durante horas um sinal de localização activo em caso de necessidade de assinalar uma posição ou local.

Dispor de um conjunto de equipamentos destinados a salvamento ou socorro no veículo é algo que recomendamos, sugerindo, para além do inevitável estojo de primeiros socorros, um sistema de iluminação, um agasalho, preferencialmente reflector, e um conjunto básico de ferramentas e utensílios, incluindo um cabo ou corda resistente com alguns metros de comprimento.

Sem comentários: