terça-feira, outubro 14, 2008

ACP vai apresentar solução contra o "car jacking"


Image Hosted by ImageShack
Uma situação de "carjacking"

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) está a estudar um sistema de combate contra o "car jacking", esperando apresentar proximamente este novo serviço aos sócios do Clube.

Este sistema, actualmente em teste, prevê a implementação de diversas medidas, que incluem o bloqueio durante determinadas horas do dia, alerta caso o veículo saia de uma zona pré-defenida, o envio de posição obtida via GPS através de SMS e várias outras que se destinam a evitar o roubo violento da viatura.

Espera-se que durante os testes sejam feitas as experiências adequadas, evitando que este sistema seja adquirido por sócios convencidos de que este é praticamente invulnerável, quando possam existir sistemas de desactivação ou neutralização que tornem quase inútil um investimento substancial.

Testar um sistema de segurança inclui muito mais do que analizar as suas funcionalidades, implica colocar-se do lado contrário e, com recurso ao engenho e à imaginação, explorar formas de contornar um obstáculo que, por muito complexo que seja, terá, sem dúvida, vulnerabilidades que poderão ser exploradas.

Lembramos que abordamos por diversas vezes os sistemas electrónicos que se destinam a prevenir ou combater o "carjacking", expondo e discutindo em diversos textos as virtualidades e vulnerabilidades destes equipamentos que, na sua origem, se destinavam não a funções de segurança, mas tão somente a localizar ou seguir viaturas para efeitos de gestão de frotas, pelo que nem sempre implementam formas de protecção que os mantenha operacionais quando são mais necessários.

Sem comentários: