segunda-feira, janeiro 12, 2009

Android instalado em computador pessoal


Image Hosted by Imageshack
Écran de um equipamento com Android

Dois investigadores alemães instalaram o sistema operativo "Android", desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis num "notebook" convenional sem a necessidade de efectuar qualquer alteração a nível de "hardware".

Os dois alemães, pertencentes à Mobile-facts, uma pequena empresa ainda pouco conhecida, deram conhecimento no "site" VentureBeat que instalaram o "Android" num netbook EEEPC 1000H da Asus, um modelo ultra-portátil que inclui um disco "flash" em vez de um modelo convencional e se destina, essencialmente, a servir de base a um acesso à Internet.

Segundo as informações prestadas, a instalação do sistema operativo do Google não demorou mais de quatro horas e permite antever que o exemplo poderá ser seguido, sobretudo porque, ao contrário dos produtos da Microsoft, o "Android" é gratuito e ocupa pouco espaço em disco.

Para a Microsoft, esta poderá ser uma situação delicada, já que, para além do Linux, surge agora mais um sistema operativo concorrente, gratuito, suportado por um gigante como o Google, conhecido por desenvolver produtos fiáveis no ambito de uma estratégia em que a portabilidade é factor dominante.

É, portanto, expectável que brevemente, durante o presente ano, comecem a surgir outros modelos a usar o "Android", podendo ser adaptações de modelos actuais ou desenhados especificamente para esta plataforma, de modo a obter o máximo de rendimento deste novo sistema operativo.

Sem comentários: