quarta-feira, janeiro 14, 2009

Lista de "passwords" perigosas - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Écran de entrada de "password"

Constam de um "site" desenvolvido por especialistas em segurança informática a lista das 500 piores "passwords" do mundo, usando como base estudos realizados em língua inglesa, pelo que, entre nós, deve ser efectuada a devida transposição para português nos casos aplicáveis.

A "password" mais vulnerável é "123456", mas qualquer sequência numérica ou um conjunto de dígitos idênticos é extremamente perigosa, tal como o são um conjunto de palavras demasiadamente populares como "password", "mustang", "dragon" ou outras, que dependem da língua usada pelos utilizadores do sistema.

Nomes típicos de animais de estimação, de pessoas, de clubes ou associações são fáceis de descobrir, sobretudo conhecendo os hábitos ou preferências do utilizador, pelo que são fortemente desaconselhadas, tais como nomes de filhos, matrículas de automóveis ou outras que se possam deduzir.

Lembramos que existem diversas formas de ataque, sendo uma das mais conhecidas a de testar um determinado utilizador, que pode ser um endereço de correio electrónico, contra uma base de dados de "passwords", efectuando-se tentativas até ser encontrada aquela que dá acesso ao sistema.

Sem comentários: