terça-feira, outubro 20, 2009

Falta de privacidade no "Street View"


Image Hosted by Imageshack
Uma matrícula bem visível no "Street View"

Logo a seguir ao seu lançamento, a funcionalidade "Stree View" do Google Maps levantou questões quanto à privacidade de pessoas e dos seus bens, fotografados com detalhes que os tornariam facilmente identificáveis.

Como resposta, o Google obscureceu ou distorceu as faces das pessoas e as matrículas de automóveis, mas tal parece não ter resultado a 100%, facto comprovado pela foto do nosso próprio Land Rover, onde a matrícula é perfeitamente visível.

Na imagem que apresentamos, optamos por deixar um conjunto de dois dígitos como forma de demonstrar até que ponto a identificação é fácil, facto que se torna mais grave devido à localização geográfica precisa do mapa.

Para além da privacidade, entramos em questões relacionadas com a segurança, sendo que o Google oferece aos menos bem intencionados as ferrramentas necessárias para actos que prejudicam o cidadão comum, que tem o direito a não ser exposto desta forma.

2 comentários:

OzzyWolf disse...

Tenho reparado que as matriculas quadradas escapam, na maioria delas, ao software dos gajos

Nuno Cabeçadas disse...

Também me tenho apercebido que existem erros a esse nível. O software que identifica as matrículas nitidamente reconhece o formato mais sobrecomprido.
Um abraço