quinta-feira, agosto 19, 2010

Ligação OBD2 via "bluetooth"

Image Hosted by Imageshack
Um conector ELM 327 "bluetooth"

Estão disponíveis sistemas de ligação a veículos automóveis com o mesmo tipo de electrónica que os modelos USB, mas com ligação via "bluetooth", dispensando assim cabos e permitindo um alcance de até uma centena de metros.

A diferença entre os modelos USB e "bluetooth" tem apenas a ver com a ligação, dispensando este último os controladores e tendo a vantagem de não necessitar de uma conexão física, mas torna-se mais vulnerável a interferências de outros equipamentos a operar na mesma frequência e pode apresentar uma menor fiabilidade.

Em termos de "software" suportado, após estabelecida a ligação, não existem diferenças entre os dois modelos, operando exactamente da mesma forma, mas a dispensa de controladores permite à versão "bluetooth" ser utilizada em sistemas não Windows, desde que suportem este protocolo de comunicações e existam aplicações adequadas para o explorar.

O preço de um modelo "bluetooth" é ligeiramente superior ao de uma versão USB, devendo a escolha incidir sobre o que mais se adequar ao uso, lembrando que existem diversas versões do "chip" "ELM 327", pelo que se deverá optar por uma 1.4a ou superior.

Sem comentários: