quinta-feira, agosto 12, 2010

O programador de ECU "Galletto 1260" - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O programador de ECU "Galletto 1260"

Já mencionamos em textos anteriores diversos equipamentos para aceder às unidades de gestão electrónica de veículos, normalmente com o intuito de verificar erros ou de os eliminar, mas a maioria desses dispositivos não tem a capacidade de ler todo o conteúdo, copiando-o para um suporte magnético e reescrevê-la, recorrendo a um ficheiro existente.

O programador "Galletto 1260", sendo que o 1260 corresponde à versão do "chip", destina-se exactamente a este tipo de função de leitura e escrita, com a capacidade de reconhecer qual o tipo de memória e de unidade de gestão que está a ser lida.

O "Galletto" destina-se a ser usado com veículos com o "interface" OBD-2, comum à quase totalidade dos veículos em producção desde 2000 sendo alimentado através desta ligação, pelo que dispensa alimentação externa ou baterias.

Ao contrário de outros equipamentos, como os baseados no "chip" "ELM 327", o "Galletto" necessita de muito pouco "software", bastando um programa de suporte, ou controlador, que irá gerir a ligação deste com o computador, ao qual é ligado via USB, e de outro para operações de leitura e escrita.

Sem comentários: