quinta-feira, novembro 11, 2010

Sinais de ligação do conector OBD-2 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Ligações de um conversor OBD-2 - Série

Já apresentamos diversos produtos ou equipamentos que usam ligações OBD-2, pelo que se justifica detalhar um pouco o conector, com informação sobre os pinos utilizados.

Nem todos os pinos, concretamente o 1, 3, 8, 9, 11, 12 e 13, estão ligados, e a utilização dos restantes depende do protocolo utilizado, podendo ou não estar em uso conforme o equipamento e as respectivas funcionalidades ou configurações.

Em contrapartida, outros sinais são absolutamente decisivos para que a ligação funcione e uma variação de voltagem acima ou abaixo do que o equipamento necessita inviabiliza imediatamente qualquer comunicação, não chegando a ser testado qualquer dos protocolos disponíveis.

Entre estes, os mais sensíveis são os sinais de terra, nos pinos 4 e 5, e o 16, correspondente à voltagem da bateria, onde um valor um de 2 volts a mais ou a menos dos 12 pode inviabilizar a comunicação, razão pela qual esta muitas vezes não funciona em veículos que apresentam problemas eléctricos ou tão somente uma bateria parcialmente descarregada.

Sem comentários: