quinta-feira, novembro 11, 2010

Sinais de ligação do conector OBD-2 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Ligações de um conversor OBD-2 - Série

Já apresentamos diversos produtos ou equipamentos que usam ligações OBD-2, pelo que se justifica detalhar um pouco o conector, com informação sobre os pinos utilizados.

Nem todos os pinos, concretamente o 1, 3, 8, 9, 11, 12 e 13, estão ligados, e a utilização dos restantes depende do protocolo utilizado, podendo ou não estar em uso conforme o equipamento e as respectivas funcionalidades ou configurações.

Em contrapartida, outros sinais são absolutamente decisivos para que a ligação funcione e uma variação de voltagem acima ou abaixo do que o equipamento necessita inviabiliza imediatamente qualquer comunicação, não chegando a ser testado qualquer dos protocolos disponíveis.

Entre estes, os mais sensíveis são os sinais de terra, nos pinos 4 e 5, e o 16, correspondente à voltagem da bateria, onde um valor um de 2 volts a mais ou a menos dos 12 pode inviabilizar a comunicação, razão pela qual esta muitas vezes não funciona em veículos que apresentam problemas eléctricos ou tão somente uma bateria parcialmente descarregada.
Enviar um comentário
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin