quarta-feira, novembro 10, 2010

Zapp quer implementar rede 4G/WiMax em 2011

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador 4G/WiMax Samsung B3710

A Zapp.pt, uma das operadoras de Internet sem fios nacionais, acordou uma parceria com a empresa chinesa ZTE, que fabrica adaptadores de rede, no sentido de implementar aquela que será a primeira rede nacional de 4G/WiMAX.

A Zapp.pt pretende fazer migrar a sua actual rede CDMA 450 Mhz para CDMA2000, EVDO Revisão B, num projecto estimado em 30.000.000 de euros, que permitirá que os serviços 4G estejam disponíveis em Lisboa, Porto e noutras grandes cidades até Julho de 2011.

Em áreas de importância estratégica para a empresa, as velocidades chegarão aos 40 Mbps, sendo provavel que o equipamento de acesso a fornecer seja o adaptador USB ZTE TU25 WiMax, já disponível no mercado, onde concorre com modelos de diversos fabricantes asiáticos, com o da Samsung.

Com estas velocidades e o advento de "routers" que usam ligações sem fios com redundância ou "backup" no caso de falha da ligação principal, como o Asus RT N-13U, torna-se possível manter pequenas redes sempre activas e com um desempenho aceitável, de modo a que os utilizadores pouco se apercebam da queda do circuito de dados primário.

Sem comentários: