segunda-feira, janeiro 09, 2006

Grelha para leitura de mapas


Image Hosted by Imageshack
Grelha para leitura de mapas

Embora se venda em casas da especialidade, basta imprimir esta pequena grelha em acetato transparente e plastificá-la, para obter uma ajuda na medição de distâncias sobre mapas militares.

Sabendo que a cada quilómetro correspondem 4 centímetros num mapa à escala 1/25.000, e a 2 se feitos na escala 1/50.000, esta pequena régua e quadrícula permite facilmente traçar linhas rectas e ler distâncias em qualquer sentido.

Assim, imprimindo este desenho na escala correcta e usando o branco como transparência, é suficiente para obter este pequeno auxiliar na leitura de mapas.

Como forma de facilitar a impressão, para além de servir de régua, a escala lateral deve ser cuidadosamente aferida de forma a coincidir com uma régua em centímetros.

Para finalizar, deve ser plastificado utilizando plástico laminado de forma a que fique tão rígido quanto possível, protegendo a impressão e evitando deformações, algo que pode ser feito em muitas lojas de fotocópias.

Desta forma, é possível utilizar canetas de acetato para escrever ou tirar notas sobre a quadrícula, apagando-as facilmente e sem deixar marcas quando deixarem de ser necessárias.

Depois do logotipo do Dakar, esta é uma pequena prenda de Ano Novo para os nossos leitores.

Sem comentários: