quinta-feira, janeiro 12, 2006

O "snorkel" chegou!


Image Hosted by Imageshack
Topo e secção superior

Após os atrasos normais no periodo natalício, chegou na passada 2ª feira o "snorkel" adquirido no EBay alemão, de que falamos num texto publicado na altura da aquisição no passado mês de Dezembro.

Para além da demora no envio, o facto de ter sido pago via transferência bancária, algo que nunca nos agrada, e não por cartão de crédito, veio aumentar a demora na recepção deste equipamento, que acabou por demorar quase um mês a chegar.

O "snorkel" adquirido, em 2ª mão, é proveniente de um Série 3 modelo 109, cuja fotografia apresentamos, pelo que toda a zona do veículo onde vai ser instalado é idêntica à daquele de onde as peças são provenientes.

Por esta razão, esperamos que eventuais adaptações durante a instalação sejam relativamente pequenas e fáceis de realizar.

Na selecção deste modelo, tivemos em conta a necessidade de obter um sistema com um diametro mínimo de 65 mm, correspondente à admissão de ar dos Série, de modo a evitar qualquer estrangulamento que se refletisse no funcionamento do motor.

Este aspecto é fundamental, pois já vimos montados "snorkels" de diametro inferior, inclusivé em veículos com motores de maior cilindrada e que necessitam de um débito de ar superior, com consequências que suspeitamos serem pouco felizes.


Image Hosted by Imageshack
Secção em tubo flexível

Basicamente, o "snorkel" que adquirimos é composto de 3 partes, sendo uma o topo e respectivo segmento cilindrico, uma outra secção de tubo que vai até ao topo da asa dianteira e uma secção em tubo flexível que encaminhará o ar para o compartimento do motor.

Estas secções são apertadas entre sí através de simples braçadeiras, após o que devem ser aparafusadas na estrutura do para-brisas entrando pela parte superior da asa dianteira do veículo.


Image Hosted by Imageshack
Secção central

Este 1º conjunto de fotografias destina-se por um lado a apresentar as peças, algumas das quais deverão ser lixadas e repintadas, e, por outro, recolher algumas informações sobre a forma de instalação e peças que seja necessário adquirir.

Numa 2ª série de fotos, iremos mostrar alguns detalhes adicionais, sobretudo no referente ao topo e a algumas braçadeiras com pernes de fixação que vêm incluidas de modo a que todos possam ter uma ideia tão concreta quanto possível de como poderão ser instaladas.

Na altura da instalação, é preciso ter em conta que se pretende colocar o kit de atravessamento de cursos de água ou "wadding kit", que mencionamos algum tempo atrás, pelo que eventuais adaptações devem ser feitas nesta altura, o que justifica um planeamento atento.

Assim, agradecemos dicas, sugestões e qualquer ajuda, inclusivé a nível da instalação, que nos possam dispensar.

Sem comentários: