sexta-feira, janeiro 13, 2006

Ainda a formação dos Bombeiros


Image Hosted by Imageshack
Site da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários

A aposta na formação, eventualmente mais do que qualquer outra, é sinónimo não só de eficiência, mas também de segurança no exercício das difíceis missões dos Bombeiros.

A formação, na nossa perspectiva, não se deve confinar às matérias habitualmente tipificadas, mas ir mais longe e abarcar campos tão diversos como as novas tecnologias, incluindo o recurso a GPS e cartografia digital, sistemas de comunicações sobre IP ou técnicas de condução em todo o terreno, de forma a melhorar o desempenho e as próprias qualificações profissionais dos bombeiros voluntários.

Embora não conste da proposta da ABPV, já no passado salientamos que, como forma de compensação pelos serviços prestados e como forma de despertar o interesse de novos voluntários, os bombeiros voluntários deviam ter prioridade num conjunto de cursos de formação técnico-profissional, sobretudo quando este tivessem repercussões positivas no desempenho das suas funções.

A formação, sendo um investimento da sociedade no seu próprio futuro, é cada vez mais decisiva a nível individual e determinante para fazer face a um desemprego crescente que afecta sobretudo áreas mais empobrecidas do território nacional.

Assim, aqui fica o apelo a quem tiver qualificações ou experiência em matérias que possam ser importantes no desempenho das missões dos Soldados da Paz, para que contactem a APBV expondo os seus projectos na área da formação.

Sem comentários: