segunda-feira, agosto 21, 2006

Chamas voltam com o aumento da temperatura


Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal em 2005

Ao fim da tarde, mais de 130 bombeiros estão envolvidos no combate a dois incêndios florestais que deflagraram no concelho de Pombal, no distrito de Leiria, informou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Outro fogo, ainda está por circunscrever, começou na zona de Anços cerca das 17:50, está a ser combatido por 69 homens apoiados por 17 veículos.

Já circunscrito está o incêndio que deflagrou cerca de uma hora antes em Barbas Novas, mas continuam a combater as chamas 62 bombeiros, apoiados por 15 veículos, um helicóptero e um avião.

No termo de uma semana relativamente tranquila, sobretudo devido à súbita alteração das condições meteorológicas, este é o regresso dos incêndios florestais que, com o previsto aumento da temperatura, poderão voltar a fazer-se sentir nos próximos dias.

No entanto, os efeitos positivos desta semana são por demais evidentes, ao permitirem que um mais do que merecido descanso, quer a possibilidade de efectuar reparações e operações de manutenção, de modo a que, caso a incidência de fogos florestais volte a aumentar, o dispositivo tenha a necessária capacidade de resposta.

Assim, na fórmula de cálculo que iremos propor, a existência de um periodo de acalmia, tal como o verificado, faz todo o sentido em ser incluido como factor contributivo para a diminuição da área ardida, com um peso semelhante mas de sentido contrário ao dos dias de risco alto ou muito alto.

Deixamos aqui este apontamento como chamada de atenção ou referência no sentido de todos acompanharem a nossa perspectiva quando da elaboração da fórmula de cálculo.

Sem comentários: