segunda-feira, agosto 21, 2006

Bases para modelos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Base em cartão impresso retocada

No seguimento do texto anterior, optamos agora por retocar uma destas folhas, que têm sempre algum brilho, e podem ser finalizadas com uma camada de verniz fosco, deitando um pouco de pó antes que este seque, de modo a obter um maior realismo.

Este método também é pouco trabalhoso e está ao alcance mesmo de quem tenha pouca ou nenhuma experiência, sendo qualquer erro relativamente fácil de corrigir adicionando um pouco mais de verniz e de pó, eventualmente com um pouco de tinta cor de terra, de modo a dar à base um aspecto mais irregular.

Apenas retocamos a base na parte mais próxima de modo a que seja mais visível a diferença entre o original, com mais brilho e inteiramente plana, e a que obtivemos, em tom fosco e com irregularidades e elementos naturais.


Image Hosted by ImageShack
Base pintada e polvilhada com pó

Mais económico, mas um pouco mais trabalhoso, será barrar com cola de madeira toda a base, depois de pintada numa cor condizente, e deitar sobre esta uma mistura de pó e algumas pequenas pedras.

O pó pode ser das mais diversas proveniencias, desde aquele que é adquirido nas lojas da especialidade até serradura fina, bastando que possua a cor apropriada ou possa ser facilmente pintado.

Na segunda fotografia, a miniatura, uma miniatura de Range Rover aparece sobre uma base que foi pintada e polvilhada antes de seca, de modo a simular um terreno irregular típico do deserto norte-africano, com areia e com algumas pedras.


Image Hosted by ImageShack
A mesma base de outro angulo

As paredes foram obtidas a partir de restos de uma coleção que esteve nas bancas recentemente e que incluia este acessório e os tufos de vegetação foram adquiridos na época de Natal numa "loja dos 300" a um preço muito inferior ao praticado nas lojas da especialidade.

Este pequeno conjunto de bases, obtidas a partir de técnicas simples e ao alcance de todos e com materiais de muito baixo custo ou improvisados, servem para dar algumas pistas no sentido de personalizar as miniaturas que muitos dos nossos leitores têm vindo a colecionar, conferindo-lhes um cunho pessoal e valorizando-as em termos de colecção.

Brevemente, iremos elaborar um texto relativamente a retoques ou personalização de miniaturas e das figuras que podem dar um toque de realismo a cenas que pretendamos reproduzir.

Sem comentários: