domingo, outubro 08, 2006

Alerta de marés vivas este domingo


Image Hosted by ImageShack
Bombeiros de Alhandra após inundações

Por ser um fenómeno natural de que podem decorrer várias situações que obriguem ao socorro das populações, alertamos para o facto de este fim de semana ocorrerem marés vivas que serão, segundo o Instituto Hidrográfico, as mais violentas dos últimos anos.

Sendo um fenómeno comum, um conjunto de factores contribui para que este ano possa atingir uma intensidade fora do comum, colocando em perigo as zonas costeira e podendo provocar inundações ou problemas de trãnsito.

As marés vivas vão atingir a zona de Lisboa, onde se espera que o efeito seja sentido a partir das 15:00, mas zonas como Vila Franca de Xira poderão ser mais afectadas, com variações superiores a 4.5 metros no nível das águas.

Na zona Norte será em Viana do Castelo e Leixões, com quase 4 metros, onde o efeito será mais sentidom equanto nas ilhas os valores apontam para menos de 3 metros no Funchal e menos de 2 em Ponta Delgada.

Este fenómeno, no entanto, vai atingir todas as zonas planas e de baixa altitude junto da costa, pelo que quem aí resida deve ter um cuidado especial sobretudo a partir da tarde de domingo.

Sem comentários: