sábado, outubro 14, 2006

Durão Barroso preside a conferência sobre incêndios


Image Hosted by ImageShack
Durão Barroso num evento da UE

O professor Xavier Viegas, talvez o mais reputado investigador em Portugal sobre a temática dos incêndios florestais, anunciou que o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, vai presidir à comissão de honra da Conferência Internacional de Investigação sobre Incêndios Florestais.

Esta conferência, que vai reunir mais de 300 cientistas a nível mundial, é organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra, e realiza-se no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, entre os dias 24 e 30 de Novembro.

Durante a conferência vão ser abordados temas que vão desde as consequências sociais e humanos dos incêndios, ao comportamento do fogo, pasando por questões de ordenamento do território.

Na mensagem que Durão Barroso enviou, pode ler-se que a União Europeia vai continuar a prestar a maior atenção aos incêndios florestais, "encorajando a investigação, assegurando que as capacidades de Protecção Civil transfronteiriças sejam postas em acção com rapidez e ajudando no processo de reconstrução e recuperação".

O presidente da CE acrescenta ainda que "a conferência é uma demonstração prática da responsabilidade e solidariedade colectivas que são necessárias para se dar uma resposta efectiva e para se minimizar o impacto desastroso dos incêndios florestais hoje na Europa".

Esta vai ser uma oportunidade rara para clarificar ou desmistificar diversos temas, que não obstante a sua recorrência continuam a ser ignorados, e de enviar uma mensagem aos poder político no sentido de adoptar um conjunto de medidas estruturais que têm vindo a ser adiadas e, muitas vezes, contrariadas por decisões manifestamente erradas.

Será também uma ocasião para rever vários procedimentos, mesmo a nível operacional, dos quais têm resultado acidentes com perda de vidas humanas, enquanto se incentiva a formação de todos os que participam nesta luta.

Espera-se que as conclusões sejam publicadas e devidamente difundidas, de modo a que no termo de um evento desta importância, fique mais do que um conjunto de discussões que, não obstante o seu mérito científico, pouco ou nada ajudam que no terreno enfrenta o flagelo dos incêndios.

Sem comentários: