sábado, novembro 04, 2006

"Blower" no EBay


Image Hosted by Imageshack
"Blower" de Série 3

O sistema de aquecimento do habitáculo dos Série, para além da unidade propriamente dita, requer um dispositivo que aspire o ar a partir de uma entrada lateral, o qual é depois canalizado para a unidade que altera a temperatura.

Esta peça, designada por "blower" em inglês e que basicamente é uma ventoinha eléctrica dentro de um tubo, existe em versões diferentes para ser colocada à esquerda ou à direita do veículo, sempre do lado oposto ao do condutor.

No entanto, porque escasseiam em Portugal e as existentes em Inglaterra são, normalmente para veículos de condução à direita, os preços tendem a ser algo exagerados, por vezes aproximando-se de uma peça nova.

Os dois modelos são, no entanto, funcionalmente idênticos, com uma forma simétrica, pelo que podem ser adaptados sem grandes problemas, eventualmente apenas com recurso a modificações no tubo flexível que sai desta peça até ao módulo de aquecimento ou prendendo-o com a parte superior para baixo.

Com base neste pressuposto, optamos por adquir uma versão inglesa em 2ª mão no EBay por um preço que se aproxima dos 16 euros, a que acrescem portes, que será sensivelmente outro tanto se enviado for directamente para Portugal, ou na ordem dos 9 euros se para alguém em Inglaterra que depois o traga para o nosso País.

Independentemente do custo, estamos a falar de um valor que consideramos aceitável face ao conforto que um sistema de aquecimento proporciona, sobretudo durante o Inverno, num veículo que não prima pelo isolamento térmico.

Lembramos que nem todos os Série têm um sistema de aquecimento, considerado na altura como um opcional, pelo que a sua instalação pode exigir um conjunto de peças mais extenso, que inclui o sistema de comando a colocar no "tablier", grelhas de saida de ar e o módulo de aquecimento propriamente dito.

Caso seja necessário adquirir todas esta peças, logicamente o valor será muito superior, mas não deixa de ser uma opção a considerar para quem pretender uma utilização mais contínua deste modelo.

Sem comentários: