terça-feira, outubro 31, 2006

Land Rover Série 88" escala 1/43


Image Hosted by Imageshack
Land Rover Série 2 88" "Truck Cab" da Altaya

Após termos apresentado um modelo à escala 1/24, decidimos fazer o mesmo com o Land Rover Série 3 88", desta vez na popular escala 1/43.

Curiosamente, este foi um dos Land Rover que mais tarde foi reproduzido nesta escala, ao contrário da versão longa ou 109", que desde há muito se encontra representada por miniaturas de vários fabricantes, dos quais recordamos a Corgi Toys, a Solido ou a Airfix, sob a forma de "kit" para montar.

Os apreciadores do modelo 88" estavam, então limitados às dispendiosas miniaturas em resina ou a alguns modelos raros e de qualidade discutível.

Com a chegada da Universal Hobbies, foram colocadas no mercado um conjunto interessante de miniaturas que partilha muitas peças comuns, variando a capota, sob os formatos "soft-top", "hard-top" e "truck-cab" e a parte da frente, com os faróis colocados na grelha, como os S2 ou nos para-lamas, como os S3.


Image Hosted by Imageshack
Um Série 3 88" "hard-top" da Universal Hobbies

O modelo da Universal Hobbies desprovido da caixa algo luxuosa, foi comercializado pela Altaya, numa embalagem mais simples e num único modelo que reproduz o Série 2 "truck cab", que, pelo preço, será uma excelente opção.

Se, por um lado, a partilha de demasiadas peças acaba por condicionar o rigor de algumas miniaturas, com um conjunto de detalhes pouco consistente nalgumas versões, como os faróis na grelha e os espelhos nas portas, outros detalhes como as dobradiças das portas e mesmo do parabrisas estão de acordo com o modelo que representam.

A forma mais barata de obter um destes modelos é através das colecções Altaya, que editou o modelo de 1958 numa série de fascículos vendidos ao preço de 9.99 euros e vendidos nas bancas de jornais, mas que poderão nem sempre estar disponíveis.

Nas lojas da especialidade, podem-se encontrar os modelos da Universal Hobbies a um preço que rondará a vintena de euros, os quais também podem ser encomendados "on-line" na Model-Car, onde é possível encontrar vários outros modelos de Land Rover.

Sem comentários: