quarta-feira, novembro 01, 2006

Relatório Stern e os efeitos das alterações climáticas


Image Hosted by Imageshack
"Site" do relatório Stern em inglês

Por ter uma implicação directa na incidência de fogos florestais, não podemos deixar de chamar a atenção para o relatório Stern, que aborda as alterações climáticas e que acaba de ser publicado.

Mesmo admitindo que o relatório inclui uma abordagem não apenas a nível de previsões científicas, mas também uma projecção económica e política discutível, os cenários propostos merecem uma reflexão aprofundada e a obrigação de tomar medidas que visem contrariar o aquecimento global.

Existem registos históricos de períodos em que se verificou um aumento da temperatura, nomeadamente durante a Idade Média, mas a falta de dados objectivos quanto a eventuais causas e de valores de medição exactos condiciona os estudos e dificulta o apuramento da realidade.

Actualmente, com a recolha de dados meteorológicos precisos em todo o Mundo e de diversos tipos de medições a nível climático e geográfico, torna-se possível calcular com um elevado grau de probabilidade o que o futuro nos reserva e o que podemos esperar das alterações que já se fazem sentir.

As consequências projectadas no tempo de fenómenos como a subida do nível da água dos mares e oceanos, variações climáticas mais extremas, períodos de chuva menores mas com maior intensidade, secas prolongadas e tantos outros, são analisadas, bem como as possíveis respostas no sentido de inverter uma tendência que se afigura como suicida para toda a humanidade.

Independentemente de concordar ou na com o conteúdo do relatório, esta é uma leitura que sugerimos, dado abordar um problema que, pelos dados que existem, tem tendência a agravar-se.

Sem comentários: