quinta-feira, novembro 02, 2006

Camiões para operações de longa duração


Image Hosted by ImageShack
Esquema com base em camião adaptado

Talvez tenha chegado a hora de, para além de veículos de combate, as corporações ou, pelo menos, os comandos distritais começarem a adquirir veículos, que poderão ser, por exemplo, autocarros adaptados, mesmo que obtidos em segunda mão, onde se possa colocar uma estutura de logística que se revela cada vez mais essencial.

Se imaginarmos um interior simplificado, que pode ser feito através da montagem de sistemas de cantoneira metálica ou da adaptação de beliches militares, dos quais existem inúmeros excedentes, mantendo uma área destinada a refeições na qual podem ser reposicionados os bancos de origem, os custos são reduzidos e o conforto proporcionado aumenta significativamente.

Havendo um pouco mais de disponibilidade, um compartimento destinado a duches e uma casa de banho, na rectaguarda do veículo, contribuiria para uma maior polivalência e aumentaria a autonomia do mesmo.


Image Hosted by ImageShack
Mercedes com camas, sala de jantar, duche e wc

Possivelmente, será possível obter veículos com baixo interesse comercial, desde que negociadas contrapartidas ou com recurso a algumas das vantagens fiscais que a Lei do Mecenato permite, de forma a que a empresa que ceda meios seja compensada em sede de IRC.

Caso não seja viável adquirir autocarros, mesmo que em segunda mão, um simples reboque adaptado pode servir como alternativa, desde que seja possível obter temporariamente um veículo de reboque, algo que muitas empresas, estamos certos, poderão ceder nestas alturas.

A organização actual, que está desajustada da realidade, prevê combates intensos e curtos e, cada vez mais, se verifica que, quando existe um esforço prolongado, não há capacidade de manter os efectivos nas condições exigíveis para uma luta eficaz.

Para permitir manter a eficiência durante um esforço mais prolongado, deixamos aqui esta sugestão que, tendo alguns custos, poderá revelar-se compensadora a partir do segundo ou terceiro dia de combate.

Sem comentários: