domingo, novembro 19, 2006

Chave dinamométrica no Lidl


Image Hosted by ImageShack
Chave dinamométrica no Lidl

Nas promoções que o Lidl vai efectuar a partir de 2ª feira, dia 20, está incluida uma chave dinamométrica, vendida pelo preço de 14.99 euros.

Mais do que chamar a atenção para este equipamento em particular, é nossa intenção lembrar que nos manuais dos vários modelos de veículos vem incluida informação relativa ao aperto dos vários parafusos, algo que tende a ser pouco respeitado.

Se bem que a experiência acabe por resolver grande parte das situações, a intuição nem sempre é a melhor conselheira e verificam-se casos em que o aperto em nada coincide com os valores aconselhados para uma maior segurança do veículo.

A solução para este problema reside na chave dinamométrica, que permite selecionar de forma precisa o binário, de modo a que o aperto corresponda às especificações de fábrica.

Naturalmente, e por vezes esquecido, é necessário que também os parafusos e porcas sejam de qualidade compatível com as especificações originais, pelo que lembramos que estes devem ter gravado um número correspondente à sua resistência.

O modelo a ser vendido no Lidl tem cabeça em cromo-vanádio, um comprimento de 46 cm e está indicado para porcas ou parafusos de 1/2", tendo um sistema de ajuste preciso do binário, numa escala de 42 a 210 Nm.

Usamos este modelo como exemplo, sugerindo a quem se dedique a efectuar reparações mecânicas que um equipamento deste tipo pode facilmente justificar o custo, mas recordamos que outras ferramentas estarão igualmente à venda a partir desta data.

Sem comentários: