segunda-feira, novembro 06, 2006

POI66 - Envio de posições de GPS via SMS


Image Hosted by ImageShack
Posicionamento via SMS sobre o Google Earth

Afixar sobre um mapa virtual uma posição geográfica enviada via SMS foi algo que já abordamos, quando escrevemos um texto sobre o GPS2SMS e o SMS2OZI, programa que formata uma mensagem de texto a partir de informação proveniente de um GPS.

Existem, no entanto, outras alternativas que recorrem a sistemas de informação geográfica mais recentes, como o Google Earth, permitndo um conjunto de funcionalidades interessantes.

O POI66 é um servidor destinado a alojar informação provinda de um GPS e enviada via SMS, permitindo aos utilizadores registar e, posteriormente, visualizar um percurso efectuado.

O SMS pode ser enviado a partir de um quipamento com um programa próprio, como um PDA com o GPS.pi instalado, mas também de um simples telemóvel, desde que obedencendo a um conjunto de parâmetros que sejam devidamente entendidos pelo "software" instalado no servidor.

Torna-se, assim possível enviar informação posicional, que ficará armazenada num servidor, a partir do qual poderá ser visualizada pelo próprio, por um grupo autorizado, ou pelo público, sobre um mapa.

A partir deste momento, é possível descarregar o percurso em formato KML, próprio do Google Earth, ou num ficheiro standard GPX.

Também é possível armazenar outro tipo de informação geográfica no servidor, como rotas, percursos efectuados e descarregar os que foram colocados por outros utilizadores.

O servidor está localizado na Holanda e o SMS tem que ser enviado via telemóvel, não sendo posível fazê-lo via Internet excepto recorrendo a um serviço como o SkypeOut, que mencionamos previamente, com custos mais baixos do que fazendo o envio de um SMS para o estrangeiro.

Convidamos os nossos leitores a ler as páginas em inglês do POI66, visitando o "site", para o que necessitam de ter o "browser" configurado de modo a aceitar "cookies", sem o que não é possível visualizar a parte superior do menu onde se encontra a selecção de linguagem.

Sem comentários: