segunda-feira, abril 30, 2007

Um quarto de século do ZX Spectrum


Image Hosted by ImageShack
Modelo inicial do ZX Spectrum

Para muitos de nós, o ZX Spectrum é um marco na história da informática e foi o equipamento que permitiu as primeiras experiências que, para muitos, acabou por ditar o futuro profissional.

Quase parece que foi ontem, mas com o passar de 25 anos sobre o lançamento deste producto da Sinclair, é justo recordar um computador que tornou a informática acessível a muitos, desmistificou-a e trouxe um conjunto de recursos gráficos que se encontravam virtualmente indisponíveis.

A história deste computador, desde o modelo inicial de 16 Kb, passando pelo célebre 48 Kb, até às versões finais, é bem conhecida e facilmente se encontra nas páginas da Internet, onde ainda é possível obter jogos que, provavelmente, terão de ser gravados numa "cassete" de modo a poderem ser carregados pelo Spectrum.


Image Hosted by ImageShack
Écran de um dos antigos jogos sob um emulador

Para os mais saudosistas, lembramos que ainda existem emuladores que permitem correr nos modernos computadores pessoais o código escrito a pensar nos Spectrum, permitindo assim reviver alguns dos bons momentos passados a pressionar as teclas de borracha características deste modelo.

Esta é uma pequena homenagem a um computador que, pela sua importância, deve ficar em local de destaque junto de outros marcos que assinalam a evolução da informática e lhe permitiu atingir o nível técnico dos nossos dias.

Sem comentários: