segunda-feira, maio 28, 2007

Dia do Bombeiro comemorado em Setúbal


Image Hosted by ImageShack
Desfile dos Bombeiros de Pombal

O secretário de Estado da Protecção Civil homenageou hoje, Dia Nacional do Bombeiro, o esforço realizado pelos bombeiros voluntários, responsáveis por quase 80% das acções de socorro realizadas em Portugal.

O secretário de Estado lembrou que desta tão elevada percentagem de acções resulta o facto de os bombeiros voluntários serem "a espinha dorsal do sistema de protecção civil", pelo que "são essenciais neste universo".

Durante a cerimónia organizada pela Liga dos Bombeiros Portugueses, decorrida em Setúbal, Ascenso Simões também destacou a importância do novo regime jurídico das organizações humanitárias e o novo estatuto dos bombeiros de que resulta uma alteração do enquadramento dos corpos operacionais.

Foi também abordada a existência de corpos profissionais, mistos e voluntários, bem como a necessidade de maior profissionalização no sector, mas sempre ressalvando a especial importância do voluntariado, que continuará a ser absolutamente essencial nas operações de socorro.

Numa altura em que se aproxima a época de fogos, com situações de dúvida quanto aos meios aéreos disponíveis, dos quais dependem em grande parte as tácticas de primeira intervenção, o dia do Bombeiro é uma justa homenagem e um incentivo para todos quantos se preparam para mais um Verão de intenso esforço.

Sem comentários: