quinta-feira, maio 31, 2007

Placa WiFi D-Link DWL G520+ - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Etiqueta da placa D-Link DWL-G520+ Rev. A

Se bem que de instalação fácil, a placa D-Link DWL-G520+ Rev. A que usamos apresentou de início alguma falta de estabilidade no seu desempenho, facto que teve de ser corrigido.

Pode ser pouco intuitivo e relativamente difícil de descobrir, mas o local onde se encontra o "software" de suporte mais atual para este modelo é no "site" alemão do fabricante, país onde estas placas atingiram uma grande popularidade e onde é possível adquirí-las a um preço módico.

A nova versão do "driver" veio resolver um problema intermitente, que sucedia com uma ou mais horas de intervalo, e que provocava a perda de contacto com a rede, algo que durava alguns minutos até que a comunicação se reestabelecia com sinal de intensidade "muito bom" a "excelente".

Sendo óbvio que a perda de contacto não se devia ao "router", dado que havia equipamentos que mantinham a ligação, era intuitivo que este era um problema de "software" ou da instalação do mesmo.

A opção foi, portanto, a de mudar de "slot" PCI a placa, provocando a necessidade de ser novamente identificada pelo computador e de reinstalar o "software" de raiz, de modo a que fosse considerada como uma nova placa e não como uma reconfiguração de algo já existente.

Com o novo "driver" e as actualizações do Windows Update da Microsoft, este problema ficou resolvido, sendo que desde então não se voltou a verificar nenhuma quebra na ligação, mantendo-se o sinal sempre em níveis bastante elevados.

2 comentários:

Bárbara Martins disse...

Queria agradecer a riqueza de detalhes com a qual tal artigo foi escrita e agora estou baixando a atualização condizente com a minha placa para tentar resolver o mesmo problema que acabou afetando às minhas placas!

Muitíssimo obrigada por dividir!

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Bárbara
Espero que o problema fique resolvido, caso contrário envie-me um mail, que tento ajudar no que souber.
Beijo e boa sorte