sexta-feira, junho 01, 2007

Sistema de orientação nos telemóveis é aposta dos fabricantes


Image Hosted by ImageShack
Itinerário num telemóvel

Após implementarem um conjunto de características que, em muitos casos, tinham pouca utilidade para os utilizadores, os fabricantes de telemóveis estão a apostar cada vez mais em sistemas de orientação com mapas.

Alguns dos modelos recorrem a "chips" de GPS, enquanto outros usam sistemas de triangulação, com base nas antenas que fornecem o sinal, de modo a determinar a respectiva posição.

Com a integração ou o recurso a mapas e baseado na posição determinada pelo telemóvel, torna-se possível pesquisar desde locais de interesse a estabelecimentos comerciais, passando por serviços de atendimento, mas é possível ir mais longe e estabelecer um percurso para um determinado ponto do mapa.

Várias são as empresas, sobretudo nos Estados Unidos, que disponibilizam este tipo de serviços de orientação e localização, que pode estar integrado com sistemas como o do Google Maps acedido via GPRS, obtendo assim uma vantagem comercial sobre a concorrência.

Em certos casos, são disponibilizados serviços que permitem a grupos de utilizadores partilharem a sua localização ou o envio de alertas, caso o equipamento se afaste de uma área pré-determinada.

Lembramos que todos os telemóveis activados actualmente nos Estados Unidos têm que incluir um "chip" de GPS, de modo a poderem ser localizados com precisão, medida que esperamos chegue rapidamente à Europa, não apenas em termos de equipamentos terminais, mas do serviço prestado pelos operadores móveis.

Continuamos a apostar em sistemas de geolocalização de fácil uso e baixo custo como forma de aumentar a segurança de todos quantos, por razões profissionais, se veem obrigados a correr riscos, garantindo assim um socorro mais rápido e eficaz.

Esta é uma evolução importante, que permite disponibilizar um importante conjunto de serviços que, estranhamente, ainda não existem em Portugal, não obstante o número de utilizadores da rede móvel e a qualidade crescente da mesma permitir a sua implementação sem grandes custos adicionais.

Sem comentários: