Após implementarem um conjunto de características que, em muitos casos, tinham pouca utilidade para os utilizadores, os fabricantes de telemóveis estão a apostar cada vez mais em sistemas de orientação com mapas.
Alguns dos modelos recorrem a "chips" de GPS, enquanto outros usam sistemas de triangulação, com base nas antenas que fornecem o sinal, de modo a determinar a respectiva posição.
Com a integração ou o recurso a mapas e baseado na posição determinada pelo telemóvel, torna-se possível pesquisar desde locais de interesse a estabelecimentos comerciais, passando por serviços de atendimento, mas é possível ir mais longe e estabelecer um percurso para um determinado ponto do mapa.
Várias são as empresas, sobretudo nos Estados Unidos, que disponibilizam este tipo de serviços de orientação e localização, que pode estar integrado com sistemas como o do Google Maps acedido via GPRS, obtendo assim uma vantagem comercial sobre a concorrência.
Em certos casos, são disponibilizados serviços que permitem a grupos de utilizadores partilharem a sua localização ou o envio de alertas, caso o equipamento se afaste de uma área pré-determinada.
Lembramos que todos os telemóveis activados actualmente nos Estados Unidos têm que incluir um "chip" de GPS, de modo a poderem ser localizados com precisão, medida que esperamos chegue rapidamente à Europa, não apenas em termos de equipamentos terminais, mas do serviço prestado pelos operadores móveis.
Continuamos a apostar em sistemas de geolocalização de fácil uso e baixo custo como forma de aumentar a segurança de todos quantos, por razões profissionais, se veem obrigados a correr riscos, garantindo assim um socorro mais rápido e eficaz.
Esta é uma evolução importante, que permite disponibilizar um importante conjunto de serviços que, estranhamente, ainda não existem em Portugal, não obstante o número de utilizadores da rede móvel e a qualidade crescente da mesma permitir a sua implementação sem grandes custos adicionais.
sexta-feira, junho 01, 2007
Sistema de orientação nos telemóveis é aposta dos fabricantes
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