sexta-feira, julho 27, 2007

Google Earth Enterprise


Image Hosted by ImageShack
Implementação de tráfego em Dell.com

O Google Earth é utilizado e conhecido por milhões de internautas em todo o Mundo, mas a versão para empresas, o Google Earth Enterprise, ainda é relativamente ignorado, não obstante as inúmeras possíbilidades que oferece.

Entre as vantagens que a versão empresarial implementa, destacam-se:

Integração do "browser" com a arquitectura de aplicações AJAX do Google Maps, permitindo incluir mapas bidimensionais em aplicações baseadas na Internet.

Performances mais elevadas, com uma rapidez dez vezes superior em processamento vectorial e reduzindo a metade a carga do servidor de aplicações.

Nova implementação para integrar dados geográficos através de uma aplicação escrita em Java, na qual são incluidas ferramentas do Google Search Appliance.

Possibilidade de criação de Super-Overlays de regiões baseadas em formato KML e que poderão ser utilizadas em qualquer versão do Google Earth.

Implementações de segurança e suporte melhorado dos sistemas operativos, incluindo o Red Hat Enterprise Server 4 and SUSE Linux 9 and 10.

Com o lançamento da nova versão, o Google espera que mais empresas e entidades recorram a esta ferramenta que inclui potencialidades de desenvolvimento de aplicações, controle estatístico e diversas visualizações, particularmente úteis para quem tem que lidar com grandes volumes de dados.

A adaptação desta plataforma polivalente a diversas soluções e o tratamento estatístico que é possível obter a partir de aplicações conexas, faz-nos considerar o Google Earth Enterprise como uma ferramenta particularmente útil em áreas onde a informação geográfica ou georeferenciada serve de base de trabalho e de análise para a tomada de decisões.

Sendo mais portável e robusta do que a maioria das aplicações específicas, o Google Earth Enterprise poderá ser uma base interessante a partir da qual se desenvolvam soluções no âmbito da Protecção Civil ou na área do socorro e das emergências pré-hospitalares, auxiliando, por exemplo, nos difíceis cálculos de tempos de percurso em que se basearam decisões políticas de que resultaram o encerramento de unidades de saúde.

Sem comentários: