terça-feira, julho 24, 2007

OLPC: Portátil de baixo custo entra em produção


Image Hosted by ImageShack
O OLPC modelo XO, em breve uma realidade

Os computadores de baixo custo, integrados no projecto "One Laptop Per Child" (OLPC) já se encontram em produção, prevendo-se que em Outubro estejam disponíveis as primeiras unidades.

Os OLPC, cujo projecto temos vindo a acompanhar, destinam-se a permitir o acesso de crianças de países em vias de desenvolvimento às tecnologias da informação através do fornecimento de computadores portáteis de baixo custo.

Este projecto, que visa fornecer portáteis a uma centena de dólares, iniciou-se em 2002, por iniciativa de Nicholas Negroponte, e na altura foi considerado impossível de realizar, mas a equipa responsável tem vindo a superar os vários problemas técnicos e financeiros e os forncedores das centenas de componentes necessários já começaram a efectuar as entregas.

Estimado inicialmente em 100 dólares, o custo real previsivelmente será superior, sendo necessário produzir 3.000.000 de unidades para que a produção seja economicamente viável.

Apesar de ainda haver "software" para desenvolver ou melhorar, o "hardware" já se encontra no seu estado final e o modelo XO everá em breve ser a porta de entrada de muitas crianças para um mundo que até hoje lhes é desconhecido.

Ainda se desconhece a totalidade dos países interessados no OLPC, mas, como já exprimimos, teriamos todo o gosto em ver crianças e instituições de solidariedade em Portugal a utilizá-lo e a aprender a comunicar em rede, partilhar recursos e descobrir um mundo virtual através de um projecto que será um marco na história da informática.

Sem comentários: