quarta-feira, julho 25, 2007

Incêndio na Serra do Caldeirão já foi extinto


Image Hosted by ImageShack
Um conjunto de veículos Mitsubishi dos GIPS

Já se encontra extinto o incêndio que lavrou desde o princípio da tarde na no lugar de Ximeno, em plena Serra do Caldeirão, no Algarve.

O fogo destruiu alguns hectares de mato, mas não colocou em risco habitações, tendo sido dominado pelas 17:30, residindo a maior dificuldade nas dificuldades de acessos, do que resultou que os primeiros meios terrestres demorassem mais de uma hora a chegar ao local.

Participaram nas operações cerca de 60 efectivos dos bombeiros de Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel, apoiados por 16 veículos, bem como elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e dois helicópteros.

Também participaram em acções de contenção do perímetro das chamas três máquinas de rasto que abriram sulcos no terreno para evitar a propagação do fogo.

O problema das acessibilidades tem sido uma das maiores dificuldades com que os bombeiros se deparam, seja por força de entidades oficiais que optam por fechar as zonas protegidas, pensando assim protegê-las, seja devido a incúria ou falta de verbas de proprietários e autarquias.

A opção por programas ou projectos que contribuam para manter os acessos em condições de neles transitarem veículos, com a participação de voluntários, empresas ou colectividades, será uma das soluções possíveis para obviar a um problema que, muitas vezes, é mais difícil de resolver do que o próprio incêndio.

Sem comentários: