segunda-feira, julho 30, 2007

Incêndios em Nisa, Torres Novas, Arouca e Mértola


Image Hosted by ImageShack
Populações combatem um incêndio durante a noite

Num dia particularmente quente, verificaram-se diversos incêndios sobretudo em zonas do Interior, com as situações mais complexas a viverem-se no Alentejo.

O incêndio mais preocupante ocorre no concelho de Nisa, onde um fogo que começou pelas 14:00 mobiliza 215 bombeiros, apoiados por 61 veículos, três helicópteros, dois aerotanques ligeiros e dois aerotanques pesados Canadair e os dois Beriev, duas máquinas de rastro e 15 tractores.

Para além destes meios, foi mobilizada uma equipa especializada em fogos tácticos de supressão, especializada na execução de contra-fogos e estão presentes no local o governador civil de Portalegre, o vice-presidente da Câmara de Nisa e um técnico florestal.

Este incêndio, com diversas frentes que contornaram Nisa, obrigaram ao encerramento de diversas vias e obrigaram a assistir no centro de saúde local dois bombeiros devido a inalação de fumos.

Um outro incêndio em Terras Pretas, no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém, já se encontra extinto, tendo permanecido no local 75 bombeiros, apoiados por 21 viaturas e um helicóptero durante a fase de rescaldo.

Noutros pontos do País também se verificaram incêndios florestais, com um total de 161 bombeiros apoiados por 43 veículos a combater um fogo que se iniciou às 17:14 em Sarabigães, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro e outros 75, com 20 viaturas a combater outro incêndio em Mesquita, concelho de Mértola, no distrito de Beja.

Este foi o dia com maior número de incêndios desde o início do ano e o facto de terem sido utilizados os meios mais pesados, nomeadamente os Canadair e os Be-200, demonstra que foi aquele em que se verificaram maiores dificuldades no combate às chamas.

Para esta 2ª feira prevê-se a continuação de tempo quente, com a manutenção dos actuais níveis de alerta, mas a partir de 3ª feira vão-se verificar alguns aguaceiros e a temperatura tenderá a baixar, dando algum descanso e fazendo subir o nível de humidade, factor essencial para fazer diminuir o nível de risco de incêndio.

Sem comentários: