domingo, julho 29, 2007

Incêndios em Montijo e Foz Côa já estão dominados


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio durante a noite perto de uma aldeia

Já se encontram circunscritos os incêndios que começaram no princípio da tarde nos concelhos do Montijo, distrito de Setúbal, e no de Foz Côa, no distrito da Guarda.

O incêndio que lavrava numa zona de difícil acesso no Parque Arqueológico do Côa e consumiu sobretudo mato rasteiro, ficou controlado pelas 20:00, tendo sido combatido por 38 bombeiros apoiados por 9 viaturas.

O fogo de Vale de Vinhas, no concelho do Montijo ficou circunscrito pelas 19:00 e consumiu essencialmente pinheiros e acácias, tendo estado no local 73 bombeiros apoiados por 20 veículos e duas equipas de sapadores da Afocelca.

Outros dois incêndios que ocorreram no distrito de Santarém, nos concelhos de Coruche e da Chamusca foram controlados pelas 17:00, cerca de uma hora após terem começado.

Num dos primeiros dias de Verão, com temperaturas altas e a humidade baixa, o risco de incêndio levou a que o Instituto de Meteorologia colocasse cinco distritos em "Alerta Laranja", o segundo mais alto da escala de risco, estando em "Alerta Amarelo" outros cinco distritos.

Durante o dia de hoje, prevê-se a manutenção das condições meteorológicas, com uma possível subida de temperatura o que, em conjunto com a redução de alguma humidade residual, fará aumentar o risco de incêndio.

Também alertamos para o perigo de exposição aos raios ultra-violeta que, sobretudo entre as 11:00 e as 16:00 vão atingir níveis particularmente elevados, pelo que a exposição ao Sol deve ser evitada sobretudo por crianças e idosos.

Sem comentários: