quarta-feira, agosto 01, 2007

Avisador de radar Inforad GPS V3


Image Hosted by ImageShack
Avisador de radar Inforad GPS V3

Os sistemas de GPS com avisador de radar operam segundo um princípio completamente diferente dos detectores convencionais, pelo que não incorrem no mesmo tipo de penalização por uso.

Enquanto os detectores de radar usam as ondas emitidas pelos sistemas de controle de velocidade para avisar o condutor de que está a ser controlado, os sistemas de GPS recorrem a informação posicional e a uma base de dados a partir da qual efectuam os avisos.

Naturalmente, é da permanente actualização da base de dados que os sistemas via GPS dependem para a sua operação e, como é óbvio, esta não inclui radares móveis colocados num local imprevisto ou os montados em viaturas que percorrem as estradas nacionais, pelo que a sua eficácia será, nestes casos, diminuta.

O avisador de radar Inforad GPS V3 inclui-se nesta família de equipamentos que aliam as funções de um GPS clássico, que pode ser ligado via USB a um portátil ou a um PDA, mas aloja no seu interior uma base de dados actualizável com a posição dos radares conhecidos, avisando quando se aproxima destes através de sinais luminosos e sonoros.

Sendo pequeno e leve, o Inforad GPS V3 pode ser montado de forma discreta no tablier do veículo, fornecendo avisos e, caso ligado a um PC com um de navegação programa como Oziexplorer, o CompeGPS ou outros, ir dando informações em formato NMEA de modo a que a posição no mapa esteja permanentente actualizada.

Sendo um equipamento interessante e vendido a um preço acessível, abaixo da centena de euros, o Inforad GPS V3 tem como principais limitações o facto de não ter suporte de "bluetooth" e usar um "chip" SIRF II, com capacidade de seguimento de 12 satélites e, portanto, já ultrapassado.

Tem, no entanto, incluido, para além das funções de alerta, cabo de ligação USB, adaptador para tomada de isqueiro, conector para uma antena activa externa opcional e sistema de fixação, para além de um sistema de segurança contra o roubo.

Este é um equipamento que serve várias funções e poderá ser interessante, dado incluir uma base de dados com radares e suportar ligação a outros equipamentos, mas que, para quem necessite de um GPS de última geração, oferece "performances" insuficientes quando comparado com modelos existentes no mercado.

Sem comentários: