sexta-feira, agosto 03, 2007

Equipamentos de visão noturna russos no EBay (1ª parte)


Image Hosted by Imageshack
Equipamentos de visão noturna de origem russa Cyclop

Os equipamentos de visão noturna de origem russa, alguns ainda provenientes do exército soviético, podem-se encontrar com alguma facilidade e a baixo preço no EBay.

Estes modelos militares, de primeira geração, já se encontram desactualizados pelos padrões actuais, mas podem ainda ser uma solução para quem disponha de poucos recursos económicos e necessite de um equipamento que permita efectuar missões durante a noite.

De entre os modelos existentes, duas variantes são comuns, sendo a primeira do tipo monóculo, usado em reconhecimentos nocturnos, e o segundo semelhante a um binóculo com sistema para adaptar ao capacete, destinado aos condutores dos veículos de combate que, na maior parte dos casos, não incorporavam sistemas de visão noturna.


Image Hosted by Imageshack
Vista lateral do Cyclop com iluminador

Apesar dos seus condicionantes, os modelos militares têm como vantagem, para além do seu custo reduzido, uma resistência e fiabilidade ímpares, sendo muitas vezes complementados por um iluminador laser que fornece uma fonte de luz que pode ser intensificada pelo visor.

O "Cyclop" é um monóculo de visão noturna de primeira geração, com um iluminador opcional acoplado, extremamente simples de operar, dispondo de um botão que se pressiona periodicamente para gerar energia e manter o sistema ligado, dispensando assim a necessidade de baterias.

Sem comentários: