quarta-feira, agosto 01, 2007

Incêndios de Aguiar da Beira e Ponte de Sôr ainda por circunscrever


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal no Verão de 2006

Dois incêndios florestais continuavam por circunscrever ao final da tarde, em Aguiar da Beira e Ponte de Sôr, enquanto outro incêndio activo, em Arouca, já se encontrava circunscrito.

Em Carvalhal do Eiro, concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, um incêndio com duas frentes activas a lavrar desde as 16:52 em zona de mato era combatido por 51 bombeiros, apoiados por 12 veículos, dois helicópteros e dois aerotanques.

O outro incêndio florestal não circunscrito começou pelas 17:07 em Vale de Açor, concelho de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, sendo combatido por 46 bombeiros apoiados 11 veículos.

Entertanto, o incêndio florestal, que começou pelas 16:06 na localidade de Varzeas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, já está circunscrito, mas permanecem no local 48 bombeiros com 13 veículos.

No combate participaram igualmente dois helicópteros, um dos quais ao serviço da AFOCELCA, que também intervieram no combate às chamas em Varzeas.

No final do mês de Julho, pode-se fazer um balanço francamente positivo quanto ao número de ocorrências e de área ardida durante este ano, sendo estes os números mais baixos desde há muito, mas com a chegada do calor e o fim presumível das chuvas que muito têm contribuido para a diminuição do número de incêndios, prevê-se o agravar da situação em Agosto.

No entanto, as condições climatéricas verificadas neste último trimestre, acabam por ter um efeito decisivo que farão uma translação de Julho para Agosto dos números habituais de ocorrências, sendo de perver que neste mês que agora se inicia, a situação seja semelhante ao de Julho do ano de 2006.

Sendo um Verão atípico, poderá fornecer um conjunto de dados particularmente importantes e interessantes que ajudem a fazer uma ligação mais precisa entre meteorologia e incêndios, permitindo melhorar as projecções e as previsões para anos futuros.

Sem comentários: