domingo, julho 29, 2007

OLPC: Portáteis de baixo custo podem ser comercializados


Image Hosted by ImageShack
O OLPC modelo XO numa das suas configurações

A Fundação responsável pelo "One Laptop Per Child" (OLPC) poderá vir a colocar no mercado os portáteis de baixo custo como forma de financiar o projecto e garantir os níveis de produção mínimos exigíveis para que seja economicamente viável.

Durante todo o decurso do projecto do OLPC, sempre foi colocada de parte a comercialização dos equipamentos mas, na semana em que foi anunciado o arranque da produção em massa, esta possibilidade parece ganhar consistência.

O valor com que o OLPC poderá ser colocado no mercado andará pelos 250 euros, um valor bastante superior ao do seu custo real e que permitirá subsidiar os equipamentos destinados aos países em vias de desenvolvimento, apontando-se para a época do Natal no caso desta possibilidade se vier a concretizar.

O OLPC corre "software" baseado em Linux, evitando assim pagar licenças de sistema operativo e utiliza tecnologias próprias, do que resulta não ter que pagar direitos de utilização de patentes.

Esta possibilidade, que era previsível, poderá ser um importante contributo na viabilização de um projecto que consideramos da maior importância, mas também poderá ter um impacto substancial no mercado das tecnologias de informação, onde a chegada de um rival de baixo custo e implementando um conjunto de características inovadoras pode resultar na queda de vendas em modelos mais convencionais.

Caso se verifique, efectivamente, a comercialização do OLPC, estamos certos de que este terá vendas extraordinariamente elevadas e que será, sem dúvida, uma das prendas mais pedidas no próximo Natal.

Sem comentários: