quinta-feira, agosto 16, 2007

Acidente na prática de todo o terreno


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Roll-bar num Série 3 "truck cab"

O acidente que ocorreu recentemente e vitimou o condutor e único ocupante de um veículo todo o terreno, quando se deslocava numa estrada florestal, merece uma breve reflexão, dado que é uma situação que, infelizmente, se pode repetir.

Para além de lamentar o sucedido e exprimir a nossa solidariedade para com a família e amigos da vítima, será de equacionar as condições de segurança em que muitos de nós praticamos o todo-o-terreno, sobretudo quando ao volante de um Land Rover Série ou um Defender descapotável, veículos particularmente vulneráveis em caso de capotamento.

Segundo a descrição do acidente que temos, a morte do condutor derivou do facto de ficar debaixo do veículo acidentado, que terá capotado, havendo marcas de impactos no "roll-bar" que indiciam fortemente esta possibilidade.

Com base nesta posibilidade, lembramos a importância da utilização permanente do cinto de segurança, algo que nem sempre acontece em veículos mais antigos, onde não existe obrigatoriedade da sua instalação e esta se pode tornar algo complexa devido à ausência de pontos de fixação.

Relativamente à instalação de cintos nos modelos mais antigos, como o caso dos Land Rover Série, já disponibilizamos diversos textos, sendo que muito do que neles está contido pode ser adaptado a modelos de outras marcas que foram construidos de forma similar, tal como acontece com alguns modelos japoneses.

Também a necessidade de haver outro veículo por perto, com a capacidade de alertar para o sucedido, deve ser tido em conta, bem como a necessidade de possuir meios de comunicação adequados à localização geográfica, devendo-se verificar se os telemóveis têm cobertura e, caso tal não se verifique, optar por equipamentos alternativos.

Os localizadores pessoais, que já abordamos, ou sistemas de alarme com GPS e acesso via SMS integrados podem, neste caso, ser particularmente importantes, já que ambos possuem sistemas de alerta que podem ser activados em caso de acidente, enviando a posição precisa do veículo.

Circular acompanhado, a velocidade moderada e, em caso de dúvida, efectuar reconhecimentos a pé, são importantes para evitar acidentes derivados do estado da via, dado que aluimentos de terra, erosão e perda de sustentação dos solos devido aos inúmeros incêndios e outros factores, podem resultar em verdadeiras armadilhas.

Finalmente, lembramos a importância de dar a conhecer a alguém o trajecto a percorrer e o horário que se pretende cumprir, de modo a que, em caso de ausência prolongada, seja dado o alerta e efectuadas buscas na área correcta.

Para além do bom senso e regras básicas de protecção ambiental, circular em caminhos florestais num veículo todo o terreno obriga a ter uma especial atenção e planear atempadamente, de modo a que, em caso de um imponderável, o socorro seja tão rápido e eficaz quanto possível, factores de que dependem a segurança e, eventualmente, a própria vida dos ocupantes da viatura.

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