quarta-feira, agosto 08, 2007

Incêndio em Pombal circunscrito


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal no Verão de 2006

O incêndio florestal que lavrava desde as 15:44 de terça-feira na localidade de Vale das Moitas, concelho de Pombal, no distrito de Leiria, ficou circunscrito às 16:38, depois de consumir áreas de pinhal e eucaliptal.

Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), participaram nas operações um total de 117 bombeiros, apoiados por 30 viaturas, um helicóptero e um aerotanque ligeiro.

Na passada segunda-feira, a ANPC registou em todo o território continental português um total de 83 ocorrências de fogos florestais, que foram combatidas por 1.080 bombeiros e 266 viaturas, números que ficam abaixo do pico verificado no dia 29 de Julho, quando se verificaram 123 incêndios que mobilizaram 2.933 bombeiros e 792 viaturas.

Comparando os valores mais elevados, em termos de ocorrências e de meios mobilizados, com anos anteriores, verifica-se uma flagrande diminuição em 2007, ano em que nunca o dispositivo disponível para combate aos incêndios esteve sob uma pressão semelhante aquela a que assistimos no passado.

Já em meados do mês, quando em anos anteriores se estava no limite máximo do esforço, a evolução dos números e as previsões meteorológicas continuam a apontar para um 2007 excepcionalmente favorável em termos de ocorrências e de área ardida, mesmo salvaguardando a possibilidade, bastante real, de uma segunda quinzena de Agosto com maiores dificuldades do que as sentidas até agora.

Assim, o maior risco poderá transitar para Setembro, dado que o tempo quente irá manter-se e parte do dispositivo poderá já não se encontrar disponível, resultando num maior esforço e desgaste dos efectivos presentes.

Sem comentários: