quinta-feira, agosto 09, 2007

Voluntariado na prevenção de incêndidos na Serra de Sintra


Image Hosted by ImageShack
Paisagem da Serra de Sintra

Está a decorrer até ao dia 15 de Setembro um projecto de vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra com base no voluntariado.

Os interessados, desde que com idades entre os 18 e os 30 anos, podem-se inscrever "on-line" através do Portal da Juventude e terão como missão patrulhar a Serra a pé ou de bicicleta, reportando eventuais incêndios à Protecção Civil.

As inscrições decorrem até ao dia 31 de Agosto e os participantes terão direito a equipamento, uma comparticipação diária de 12 euros e a um seguro de pessoais.

Estes programas que surgem anualmente destinados as jovens terão como vantagem principal a sensibilização dos participantes, já que em termos operacionais, as escassas distâncias percorridas, os meios de comunicação e o equipamento disponibilizado comprometem os resultados.

Continuamos a considerar que, sobretudo no Interior do País, será muito mais vantajoso o recurso a um misto de turismo rural e de solidariedade, com a participação de adultos e a colaboração de clubes de todo o terreno, do que a promoção deste tipo de programa em que o Instituto Português da Juventude insiste anualmente.

A utilização de veículos todo o terreno, integrados em programas de turismo rural aliados a uma vertente cívica, garantem uma cobertura mais efectiva do terreno, sistemas de comunicação mais adequados e uma capacidade de deslocar-se a pontos ou locais mais distantes, os quais nunca poderão ser patrulhados de pé ou de bicicleta.

Fazendo as contas, a cobertura recorrendo aos proprietários de veículos todo o terreno e adeptos deste tipo de actividade sai mais económico, relacionando os custos com os resultados possíveis devido ao melhor equipamento, para além de favorecer o turismo rural e a solidariedade nacional, através da deslocação de voluntários de um ponto do País para outro.

Lamentavelmente, as entidades responsáveis pelas várias regiões de turismo continuam a não se aperceber das vantagens de estabelecer parcerias que permitam proteger as paisagens de que dependem para a sua própria viabilidade, optando por políticas conservadoras e insustentáveis, sobretudo caso um incêndios nas proximidades comprometa a sua capacidade de atracção de visitantes.

Uma maior abertura e colaboração entre os promotores do turismo regional e local, com envolvimento das autarquias e da Protecção Civil permite, com alguma facilidade, organizar programas que aliem um conjunto de vertentes, nas quais a solidariedade e as actividades lúdicas sejam parcialmente suportadas pelo mecenato ambiental, reduzindo os custos para todos os envolvidos e protegendo um património cada vez mais escasso.

Sem comentários: