Detalhe do iluminador acoplado ao Cyclop
O iluminador, opcional, destina-se a situações de maior escuridão e opera com baterias, podendo ser acoplado ou aparafusado a outros sistemas de visão noturna.
De construção semelhante, mas em formato de binóculo, o "Felin 1" inclui também um iluminador, algo que é comum a muitos dos equipamentos de origem soviética de 1ª geração, existindo versões que permitem ser montadas em capacetes.
Binóculo de visão nocturna Felin 1
Modelos de dupla óptica eram particularmente populares entre os condutores de viaturas como os BMP-1, que não possuiam sistema de visão noturna, permitindo uma deslocação rápida e sem os faróis ligados, mas foram também utilizados por unidades da Protecção Civil, que na Rússia pertencem ao Ministério para as Situações de Emergência, em missões de resgate e salvamento.
Estes modelos não se destinam a operar numa completa escuridão, mas tão somente a auxiliar a visão em condições de iluminação deficiente, sendo interessantes para missões de busca e salvamento e, no caso do modelo adequado, para a condução nocturna em situações específicas, como quando é necessário ter atenção permanente a zonas que os faróis não iluminam adequadamente.
Tal como mencionamos anteriormente, este poderá ser um compromisso entre o baixo custo e uma excelente resistência, mesmo sabendo que a capacidade de visualização perto da escuridão absoluta ou em noites muito escuras será algo deficiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário