sábado, agosto 11, 2007

Maddie McCann: 100 dias sem rasto


Image Hosted by ImageShack
Missing: Madeleine Beth McCann

Passam hoje 100 dias que Maddie McCann desapareceu de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve e, muito embora o caso não tenha sido esquecido, merece ser recordado não apenas pela criança inglesa desaparecida, mas por tantas outras a que se perdeu o rasto nestes últimos anos e cujo esforço para serem reencontradas foi manifestamente insuficiente.

Não vamos analisar as diligências nem os métodos utilizados durante esta investigação ou o facto de só muito recentemente e após um texto aqui publicado e enviado a um conjunto de entidades, as fotografias dos desaparecidos começarem a ser actualizadas, mas não podemos deixar de criticar a postura de uma polícia de investigação criminal que parece demasiado influênciada e submetida aos media, mudando de estratégia comunicacional de acordo com o interesse e a pressão da comunicação social.

Passou-se da teoria do assassínio para o rapto, voltou-se à ideia inicial, mas o facto é que, aparentemente, continuam a não surgir provas conclusivas que, pelo menos, permitam excluir uma ou mais das numerosas hipóteses que têm sido colocadas, pelo que, aparentemente, pouco se tem avançado.

Sem por em causa o trabalho da Polícia Judiciária (PJ), que não se conhece em profundidade e está sob segredo de Justiça, não podemos deixar de criticar a forma como esta se relacionou com os media e com a população em geral, mudando por completo a sua postura em virtude da presença de diversos orgão de comunicação social britânicos e das críticas que estes fizeram quanto à falta de informações disponibilizadas.

A forma como a nossa polícia se habituou a trabalhar e o controle que exerce sobre a informação são essenciais para o sucesso dos método de investigação seguidos, e uma súbita alteração devido a pressões externas pode comprometer em muito os resultados que se pretendem obter.

A cedência aos orgãos de comunicação social ingleses será, portanto, uma das grandes derrotas da PJ, independentemente dos resultados que vier a conseguir, mas também o relacionamento com o público e com os orgãos de polícia estrangeiros, nomeadamente ingleses, não deixa de merecer reparos.

A cooperação com o público é essencial, bem como a disponibilidade para ouvir teorias que, por absurdo que pareçam, podem introduzir elementos novos ou despertar possibilidades nunca imaginadas, pelo que limitar os pedidos a um auxílio nas buscas, cuja iniciativa parte da Guarda Nacional Republicana, é redutor e um despedício de recursos.

Saber escutar, filtrar e aproveitar as ideias que sejam sustentadas pelos indícios existentes ou que não sejam por eles desmentidos é prática comum em muitos países e pode levantar possibilidades que nunca teriam ocorrido aos investigadores.

Também o tardio recurso ao Forensic Science Service, dependente do Home Office, o equivalente britânico ao Ministério da Administração Interna e considerado como um dos serviços forenses mais competentes do Mundo, com recursos técnicos inexistentes em Portugal e capacidade de análise com muito maior rapidez, pode ser apontado como um erro na condução de um processo que levanta demasiadas dúvidas.

Neste caso, o relacionamento com as entidades externas, inclusivé com a própria polícia inglesa, que tem mais recursos em determinadas áreas e poderia ter ajudado logo no início, pode comprometer os resultados e por em causa a competência e a qualidade dos investigadores portugueses.

Espera-se, sinceramente, que este caso termine com o retorno de Maddie para a sua família, mas também que se extraiam as necessárias lições sobre um relacionamento entre autoridades policias, comunicação social e sociedade em geral que necessita de ser revista, evitando prejudicar as investigações devido a uma excessiva mediatização ou à manifesta incapacidade de solicitar apoio nas alturas em que este é mais necessário.

As investigações, ou qualquer actividade ou operação de que dependa uma vida humana, não são o local para discussões estéreis, ânsia de protagonismo ou orgulho insensível, factores que, fundamentalmente, constituem sérios obstáculos ao sucesso de qualquer empreendimento.

Sem comentários: