quinta-feira, setembro 06, 2007

Telemóvel do Google poderá ser sistema operativo Linux


Image Hosted by ImageShack
O gPhone virá a ser uma realidade?

Nos últimos meses, os rumores sobre o possível desenvolvimento pelo Google de um telemóvel com tecnologia própria têm vindo a ganhar consistência, sendo cada vez mais provável que o gPhone venha a ser uma realidade.

O "site" Engadget afirma, citando fontes internas do Google que considera "de muita confiança", que está para breve a apresentação do sistema operativo móvel desenvolvido nos últimos meses.

Apesar de continuar a discussão entre a possibilidade de o Google estar apenas a desenvolver um motor de pesquisa especialmente vocacionado para plataformas móveis, com um conjunto de aplicações específicas, e a de virmos a assistir ao lançamento de um equipamento, esta última hipótese tem vindo a ganhar força.

O falado sistema operativo móvel do Google terá começado a ser desenvolvido em 2005, altura em que o gigante dos motores de pesquisa adquiriu a Android, e terá sido exactamente a equipa desta empresa que tem vindo a desemvolver uma plataforma móvel baseada em Linux.

Segundo a Endgadget, para além do desenvolvimento do equipamento, o Google já terá apresentado a alguns fabricantes e operadores de comunicações móveis versões preliminares do novo sistema operativo, que será personalizável de modo a integrar-se em diversos modelos de equipamentos e flexível de forma a responder às necessidades e requesitos dos diversos mercados.

Parece, assim, cada vez mais certo de que o gPhone será mesmo uma realidade, transpondo para os dispositivos móveis um conjunto de aplicações específicas do mundo Google.

Sem comentários: