quinta-feira, setembro 06, 2007

Incêndios combatidos por 300 bombeiros


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em 2003

Um total de 266 bombeiros, apoiados por 73 viaturas e, até ao cair da noite, com a colaboração de meios aéreos, combatem incêndios florestais em Leiria, Boticas e Pinhel, segundo informou a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

No distrito e concelho de Leiria, o incêndio florestal que começou pelas 15:05 em Lagares, ainda estava por circunscrever, tal como o fogo que consome uma área de mato desde as 16:53 em Cidadelhe, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda.

No combate ao incêndio em Lagares, o mais complexo, estão 175 bombeiros, apoiados por 49 viaturas, e, durante o dia, por um helicóptero e dois aerotanques pesados.

Das duas frentes, uma já se encontrava dominada, mas a outra continuava activa e com intensidade, pelo que se deslocaram para o local a presidente da câmara de Leiria e o segundo comandante distrital de operações de socorro, contando com o apoio de um grupo de análise e uso do fogo táctico.

O incêndio de Cidadelhe mobilizou 47 bombeiros apoiados por 11 viaturas, reforçados por uma brigada da Direcção-Geral de Recursos Florestais e uma equipa da Companhia Especial de Bombeiros.

Finalmente, em Sapelos, no concelho de Boticas, distrito Vila Real, um incêndio em zona de mato reacendeu-se pelas 15:43 e foi circunscrito às 18:11, mantendo-se no local 44 bombeiros e 13 veículos empenhados em operações de rescaldo.

Num dia quente e com as temperaturas com tendência para subir, notaram-se algumas dificuldades, mas o facto de ser possível destacar para um único incêndio os dois aviões pesados Beriev Be-200 demonstra que o dispositivo está longe da pressão de anos anteriores, quando era necessário dispersar meios que, muitas vezes, não chegavam para todas as ocorrências.

A forma como os meios aéreos têm sido empregues, que um dia será analisada, comprova que as dificuldades têm sido substancialmente menores e que o número de ignições diminuiu de forma a permitir uma certa folga em termos dos recursos disponíveis.

Sem comentários: