Bombeiros durante uma operação de rescaldo
Todos os incêndios foram circunscritos e apagados em poucas horas e com uma reduzida área ardida, como resultado do elevado número de meios disponiveis, da rapidez de actuação e de uma conjugação entre condições atmosféricas e zonas de contenção resultantes dos fogos de anos anteriores.
Um incêndio atingiu o Parque Natural de Montesinho, em Vilarinho, no concelho de Vinhais, foi o mais preocupante, dado estar a destruir uma área protegida.
O fogo foi detectado pelas 14:06 e ficou sob controle a meio da tarde, após ter lavrado com alguma intensidade.
Também se verificaram incêndios no distrito da Guarda, um em Arrifana, no concelho de Seia, e outro em Milheiro, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que devastaram zonas de mato e foram combatidos por mais de uma centena de bombeiros, apoiados por 45 viaturas e um helicóptero.
No distrito de Viseu, registou-se um incêndio em Fonte Cerdeira, no concelho de Mangualde, que começou ao início da tarde, e no distrito de Santarém, no concelho de Alcanena, um incêndio em Aldeia do Além, mobilizou 43 bombeiros que foram apoiados por 11 viaturas e 3 meios aéreos.
O mês de Agosto foi o de menor risco de incêndio dos últimos anos, mas Setembro começa com calor e prevêm-se ainda vários dias quentes e de risco elevado até à temperatura começar a diminuir e se poder considerar como ultrapassada a fase mais problemática neste ano de 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário